quinta-feira, abril 24, 2008

Consultório psiquiátrico - Baseado em fatos reais (10)

"Conhece-te a ti mesmo"

Sócrates



A diferença socio-cultural entre o profisisonal de saúde (principalmente os de nível superior) e o típico paciente usuário do SUS é tristemente flagrante. A barreira cultural e econômica gera um bloqueio mental de tal magnitude que, na maioria das vezes, as instruções médicas são relegadas ao plano profundo da inconsciência e da irrelevância. Resultado: má (ou -não) aderência ao tratamento prescrito, cujo protocolo, construido ao longo de décadas de pesquisa científica, alicerçado sobre séculos de especulação culural, se esvai no ar de poucas palavras, como chuva ao mar, perfume ao vento, água ao ralo. Talvez a ciência médica deva expandir sua visão e passar também décadas estudando como derrubar suas barreiras, ao invés de tentar sempre dar passos á frente, como ciência que tenta ter um fim em si própria.
Expandir para so lados amplia o horizonte, enquanto a expansão frontal amplia o pecurso acumulado

...

Encontremos tempo para a introspecção. A autopsicovarredura socrática da vida nos leva ao desejo e ao objetivo de aprender a controlar as emoções e a exercitar, no ponto "P", a humildade. Até que ponto ordenar, interferir, influenciar e ser-ativo? Até que ponto se deixar levar, obedecer e ser-passivo? Como manter-se equilibradamente nesse intervalo de infinitos pontos, ser socialmente aceito no auto e hetero-self? Tentemos descobrir

...

Equilibremos nossos anseios dando um passo de cada vez e buscando, visando e exercitando a humildade. Sendoo menores do que pensamos, nos engrandecemos no momento da constatação. O pensamento de que somos menores e que estamos sempre aprendendo deve conter a ansiedade de abraçar o mundo de uma só vez (o que consiste em uma das muitas facetas da arrogância humana)

...

A quem possa pedir perdão: lembrem-se de mim como um ponto de passagem

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial