quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Dia das mulheres, dias dos homens

Segunda-feira. Final de "expediente". Hora de descansar a mente e, como diriam os biólogos evolutivos, "olhar a fogueira para passar os canais de TV!". Abri minha agenda para passar os compromossos do dia seguinte e iniciar os escritos do meu diário.
Ah não! não é que por um feliz (ou infeliz) acaso eu a abri no dia 8 de março, o famoso dia das nossas mulheres!??? pois é... e não por ocaso, fui arremessado a um labirinto de pensamentos talvez (com certeza...) por muitos avaliados como politicamente incorretos. Talvez queira me sentir privilegiado em pelo menos um dia no ano. Enfim... vamos aos fatos.
Porque um dia para as mulheres? se a ideia de oferecer-lhes um dia as tornam especiais, há para isso, portanto, em suposição, dois motivos: (1)ou são, no grosso falar, no popular, mais privilegiadas, melhores, em algum(s)aspecto, ou (2) o contrário de tudo isso.
Portanto, trata-se ou de um grosseiro erro histórico, ou cultural, ou de matemática, já que soa absurdo reservar um dia de comemoração para metade da população mundial (ou 3 bilhoes de pessoas-mulheres). Por que não comemorar logo a humanidade toda? "dia do ser humano". Pronto. todo mundo feliz. Mas não. Oferecer-lhes um dia no nosso gregoriano calendário para exaltar-lhes a essência gonádica ou o que quer que seja remete, no mínimo, a um lapso de memória cultural.
Porque essa tempestade em copo d'água??
Porque eu quero um dia pra mim. Tenho apenas o meu aniversário. Não sou "minoria". Não sou mulher, nem índio, nem fundei nem inventei nada, nem santo, nem negro, nem homossexual. Não sou minoria, já disse! Sou homem, pardo, miscigenado, classe média, comum, igual, multidão!! "minorias, contete-se com a expressividade que tanto tentam preservar!!"
Se as "minorias" têm direito, seja por conquista, piedade histórica (ou o que mais tentem justificar) a um dia especial para si no calendário(ou a programa de TV especial, ou a uma revista especial, ou igreja, ou país, ou partido político...), pra que insistir na pretensa suposta missão de atingir a "iguladade" com a maioria? ora, ser minoria é muito melhor! direitos especiais, tratamento especial, chancela da cultura, comiseração da história... tremenda hipocrisia. "Não luto para ser igual" pensam. "Luto para que me vejam, para que me notem"
Brainstorm! não quero igualdade. Eu, na minha condição de maioria-perdida-na-multidão, quero DIFERENÇA!! diferença com originalidade. Diferença com respeito. Diferença com igualdade. Iguais na diferença. Muito cômodo insistir na síndrome do irmão caçula em manter-se no conforto da minoria "oprimida"... ora!
Represento, portanto, na minha cósmica insignificância, o sofrimento da "maioria" sem dia no calendário, sem programa de TV, sem associação de defesa, sem delegacia especializada, sem sal, sem cor, sem sexo, anonimamente ofendida por ser réu de um crime filosófico-histórico-cultural-político-etc: não ter rótulo.
No dia em que precisar desesperadamente desse amigo rótulo para sobreviver, transformarei anonimamente o dia 29 de fevereiro de algum ano bissexto no DIA DOS HOMENS. Pelo menos, nessa data a chance de ser massacrado por um grupo-minoria-ofendida oposta seria 75% menor (ah... olhem o calendário).
Às mulheres, com respeito à minha namorada, mãe e irmãs, feliz aniversário de auto-segregação!
Bem... até a próxima encarnação.

1 Comentários:

Blogger Thiago Fonseca disse...

Na verdade o "dia das mulheres" é um suspiro diante de tanta segregação. A História da humanidade é a história de todas as mulheres oprimidas, primeiro tidas como inferior, depois por profanas e a vida toda como objeto de consumo. Para mim todos os dias é dia de celebrar as mulheres, as mães, as marias, as joanas, as creuzas, e tantas mais. E honestamente, sem elas a vida seria um lixo. Para todas as mulheres que fizeram história e serviram de orientadoras dos grandes homens da história, as minhas congratulações. Dias em calendários são apenas lembretes impostos para comprarmos presentes. Todo dia é dia de celebrar a vida e olhar em nossa volta a quantidade de lixo que produzimos. Avante mulheres!

4:41 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial