quinta-feira, junho 15, 2006

Viver a vida - não lutar contra ela

Atitudes drásticas, súbitas e radicais, movidas pela dor, impulso, desespero e sofrimento podem trazer uma vasta gama de sensações. Inicialmente o conforto, o prazer, sensação de prazer interno, de vitória, de autodefesa, de bem estar podem ocorrer, pois estamos reagindo contra o sofrimento e mostrando ao mundo que estamos fazendo isso.
Contudo, essas atitudes aumentam a tensão com a vida, numa sensação de luta constante, e o sofrimento volta muito mais forte, mais cedo ou mais tarde, embora de forma diferente. Esse formato diferente nos dá a sensação de termos vencido. Enfrentar um cotidiano doloroso, recheado de situações sofridas que vêm a se encadear no tempo e na mente podem afetar a saúde física sem que percebamos. Descemos, não percebemos, sofremos, adoecemos e morremos aos poucos.
Apesar de tudo, no fundo, uma voz sempre me disse que a melhor maneira de enfrentar os desafios da vida é exatamente não fazê-lo. Não enfrentá-los, não reagir a eles, não brigar e sim superá-los e fazer deles solução. "Você destrói seus inimigos ao fazer deles seus amigos, e não brigando e lutando com eles". O tempo ajuda muito. Os amigos também. A família também. Mas VOCÊ é a principal arma. O tempo e a maturidade vão nos prepara na medida em que se enfrenta mentalmente os problemas pessoais.
Ao tomar uma atitude de rebeldia radical, estamos tentando "destruir" a nós mesmos, e não nos tornando nosso próprios amigos. A vida me mostrou tudo isso, e agradeço a deus por ter me feito enxergar tudo isso com clareza. Se as coisas lhe incomodam, se apegue inicialmente ao que lhe dá prazer. Depois perceberá que a situação está tomando outro contorno. Mas não fuja. Ao renegar a pessoa somos, estamos fugindo. E pelo que me consta, fugir não faz de seus inimigos amigos e inclusive nem os destrói! Fugir do desafio nunca o fará deixar de existir. Ele muda, é verdade, dando a falsa sensação de vitória. Mas a essência dele continua lá.
Infelizmente nem sempre consigo colocar essas lições em prática, mas elas estão ai. Porque não enfrentarmos os problemas de frente? Podemos não perceber, mas a vida sempre nos dá belas oportunidades de vencê-los. Sempre com humildade. Lembre-se que você não pode resolver seu problema do jeito que você QUER, mas sim do jeito que você PRECISA. E, ao contrario do que muitas vezes pensamos, só a vida - e Deus - sabem o que precisamos. Portanto, VIVA A VIDA, e NÃO LUTE CONTRA ELA!

1 Comentários:

Blogger Thiago Fonseca disse...

Fico feliz em saber que o velho bozo continua firme em suas divagações a respeito do mundo... querido amigo, penso que todas essas questões são extremamente naturais da existêcia humana, mesmo que pareçam ser tão intensas ao ponto de nos fazer chorar, mas isso também nos torna mais humanos, chorar, refletir... pois como você sabe nós pensadores somos pessoas "diferentes", nem melhor nem pior que ninguém, mas somos e seremos eternamente diferentes, ou apenas NÓS MESMOS !

9:56 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial