sexta-feira, setembro 18, 2009

O que é que vocês estão olhando? (2)

"Se você tem ingenuidade suficiente
Se você tem convicção
Então a resposta lhe parecerá perfeita"

Greg Graffin




Angustia. Mal estar. Há entre nós uma eterna sensação de que "falta alguma coisa". Falta uma resposta. "Quando encontro as respostas, a vida muda as perguntas", já dizia o ditado.
O bom senso parece indicar que não necessitamos de uma resposta pra tudo. O mal estar, contudo, vem deste contra-senso: se não "damos conta" de todas as demandas internas e externas, nos sentimos frustrados e incompetentes. esquecemos o real sentido da demanda, e fica a sensação de frustração e incompetência. E assim desviamos nossa energia para passatempos inúteis e fúteis. Nos abandonamos finalmente.
Penso que essa é a verdadeira doença do homem. Não está determinado e escrito em lugar nenhum que precisamos ter uma respsota pra tudo. Até mesmo porque muitas respostas não são possíveis, a exemplo do que muito ouço no meu dia-a-dia: "porque eu tenho essa doença"?
Ora, na psiquiatria, e em boa parte da medicina, raramente as doenças ocorrem num contexto linear, tipo "causa-consequência". Quanto um médico explica que a doença ocorre num contexto único e que é preciso conhece-lo ao máximo para que haja uma resposta, a maioria dos pacientes não se contenta. Eles querem uma resposta direta. A cultura ocidental a quer. O mundo o exige desde que nasceu. E assim a doença se perpetua.
Entender um contexto exige intuição, de forma que a resposta, ao ser transposta em palavras, passe a impressão de incompletude.

...

Entendi isso num relance. E meu dia se tornou mais tranquilo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial